A arte de recomeçar

26 outubro 2018

Recomeçar... De tudo o que existe, entre tudo o que o mundo já conheceu e o que ainda é desconhecido, os recomeços fazem parte da nossa vida, e são essencialmente necessários. Acredito que seja o que recarrega as nossas forças, supre as nossas fraquezas e nos permite encontrar um novo próposito quando os anteriores já não são o bastante. 

Mas recomeçar sempre dá medo, a gente começa a sentir aquele friozinho na barriga, as mãos começam a suar e o coração até bate mais rápido, quase descontrolado. Nunca nos sentiremos preparados para iniciar uma nova jornada, seja em uma nova faculdade, em um novo emprego, conhecendo pessoas diferentes, pois a insegurança também faz parte desse processo de mudança e transformação. 

Após um tempo em uma determinada rotina, vivendo os mesmos hábitos e absorvendo a mesma gama de estímulos, acabamos nos familiarizando e uma parte de nós se acomoda fortemente. 

Mas recomeçar é um presente... É maneira que encontramos para encerrar ciclos e iniciar outros, é  a forma como encontramos um novo caminho para seguir em frente, é como nos damos uma nova chance quando as nossas próprias escolhas estiverem pesadas demais para serem carregadas sozinha, é o jeito que ouvimos nós mesmos quando as coisas de fora já não estiverem mais fazendo sentido, é descobrir que dá pra ser feliz sim mesmo quando todo o mundo dizer o contrário. 

Recomeçar é achar dentro de si próposito, força, luz, resistência. É dizer a si mesma que já chega, é entender os seus limites e até onde se é capaz de ir, é refazer o que já estava sendo feito só que de um outro jeito, de uma maneira nova, e só sua. 

Recomeçar é poder deixar de lado o passado e lembrar todos os dias que ele não vai determinar o seu futuro, porque quem você será, a pessoa que irá se tornar e o que irá fazer, depende unicamente do agora, de você dizer sim aos recomeços diários da vida, e não se abalar quando for necessário começar de novo, porque todos nós - uma hora ou outra -  precisaremos. 

4 comentários:

  1. Olá Luana!
    Realmente é bem difícil recomeçar. Estou numa fase de recomeços e me identifiquei bastante com o texto. Dá um medo mesmo, mas quando se reinicia, fico até pensando porque não recomecei antes RS
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu. Recomeçar é algo tão essencial para todos os dias, temos que aprender a dizer sim as mudanças e todas os recomeços da vida se queremos algo novo e diferente.
      Beijos, volte sempre <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou nesse tempo de estar acomodada com a rotina e precisando recomeçar, sabe? A parte que você fala que "recomeçar é um presente" mexeu comigo, porque ando com aquele medo paralisante de começar tudo de novo e ler isso deu um quentinho no coração! Vou tentar focar nisso de que é encerrar velhos ciclos!

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir